Pular para o conteúdo principal

OpenAI lança mecanismo de busca para competir com Google

Startupi

OpenAI lança mecanismo de busca para competir com Google

OpenAI, laboratório de pesquisa de Inteligência Artificial, anuncia SearchGPT, mecanismo de busca que irá utilizar IA. A empresa está testando o navegador, que combinará sua tecnologia com informações em tempo real da web, permitindo que as pessoas pesquisem informações de maneira similar à como interagem com ChatGPT.

O mecanismo está em fase inicial de testes com usuários e a OpenAI planeja integrar as ferramentas ao ChatGPT no futuro.

OpenAI busca fim da hegemonia do Google

Com o novo recurso, a empresa deve competir diretamente com o Google, que domina o mercado de buscas. O SearchGPT se assemelha ao Bing, buscador da Microsoft, que incorporou a inteligência artificial da OpenAI para aprimorar suas buscas.

A proposta do novo mecanismo de busca da empresa é simplificar a interação durante as pesquisas, possibilitando um tom de conversa, parecido com o utilizado em prompts para o ChatGPT, utilizando uma linguagem natural e recebendo respostas que podem incluir perguntas adicionais e fotos, funcionamento comum ao oferecido pelo Google.

A principal diferença entre os produtos da OpenAI é a data das informações apresentadas, o chatbot é alimentado com dados mais antigos, mas o mecanismo de busca deve fornecer informações atualizadas com links de referência. A ferramenta também mostrará uma barra lateral com links adicionais para informações relevantes.

“Acreditamos que, ao aprimorar as capacidades de conversação de nossos modelos com informações em tempo real da web, encontrar o que você está procurando pode ser mais rápido e fácil”, diz a empresa em publicação.

O mecanismo de busca OpenAI pode consolidar a IA generativa — tecnologia que pode criar texto original, bem como outros tipos de mídia — como o futuro da busca de respostas online, depois que o Google e outros experimentaram esforços iniciais para incorporar chatbots e respostas geradas por IA na experiência de busca. Mas esse futuro não está garantido, dada a propensão das ferramentas de IA de afirmar com confiança informações falsas sem nenhuma indicação de que elas possam ser incorretas ou enganosas.

Para o lançamento do SearchGPT, o laboratório se uniu a jornalistas para construir a ferramenta e desenvolver funções que ajudem portais a se destacarem no mecanismo, técnica parecida com o Search Engine Optimization (SEO). A ideia da empresa é utilizar IA para aprimorar a experiência de pesquisa, ao dar destaque para conteúdo de alta qualidade em uma interface de conversação.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post OpenAI lança mecanismo de busca para competir com Google aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/openai-lanca-searchgpt/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a