Pular para o conteúdo principal

OpenAI lança mecanismo de busca para competir com Google

Startupi

OpenAI lança mecanismo de busca para competir com Google

OpenAI, laboratório de pesquisa de Inteligência Artificial, anuncia SearchGPT, mecanismo de busca que irá utilizar IA. A empresa está testando o navegador, que combinará sua tecnologia com informações em tempo real da web, permitindo que as pessoas pesquisem informações de maneira similar à como interagem com ChatGPT.

O mecanismo está em fase inicial de testes com usuários e a OpenAI planeja integrar as ferramentas ao ChatGPT no futuro.

OpenAI busca fim da hegemonia do Google

Com o novo recurso, a empresa deve competir diretamente com o Google, que domina o mercado de buscas. O SearchGPT se assemelha ao Bing, buscador da Microsoft, que incorporou a inteligência artificial da OpenAI para aprimorar suas buscas.

A proposta do novo mecanismo de busca da empresa é simplificar a interação durante as pesquisas, possibilitando um tom de conversa, parecido com o utilizado em prompts para o ChatGPT, utilizando uma linguagem natural e recebendo respostas que podem incluir perguntas adicionais e fotos, funcionamento comum ao oferecido pelo Google.

A principal diferença entre os produtos da OpenAI é a data das informações apresentadas, o chatbot é alimentado com dados mais antigos, mas o mecanismo de busca deve fornecer informações atualizadas com links de referência. A ferramenta também mostrará uma barra lateral com links adicionais para informações relevantes.

“Acreditamos que, ao aprimorar as capacidades de conversação de nossos modelos com informações em tempo real da web, encontrar o que você está procurando pode ser mais rápido e fácil”, diz a empresa em publicação.

O mecanismo de busca OpenAI pode consolidar a IA generativa — tecnologia que pode criar texto original, bem como outros tipos de mídia — como o futuro da busca de respostas online, depois que o Google e outros experimentaram esforços iniciais para incorporar chatbots e respostas geradas por IA na experiência de busca. Mas esse futuro não está garantido, dada a propensão das ferramentas de IA de afirmar com confiança informações falsas sem nenhuma indicação de que elas possam ser incorretas ou enganosas.

Para o lançamento do SearchGPT, o laboratório se uniu a jornalistas para construir a ferramenta e desenvolver funções que ajudem portais a se destacarem no mecanismo, técnica parecida com o Search Engine Optimization (SEO). A ideia da empresa é utilizar IA para aprimorar a experiência de pesquisa, ao dar destaque para conteúdo de alta qualidade em uma interface de conversação.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post OpenAI lança mecanismo de busca para competir com Google aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/openai-lanca-searchgpt/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...