Pular para o conteúdo principal

Sofya e Oracle unem forças para transformar o setor de saúde no Brasil

Startupi

Sofya e Oracle unem forças para transformar o setor de saúde no Brasil

A startup brasileira Sofya, especializada em inteligência artificial para automação de processos clínicos, firmou uma colaboração estratégica com a Oracle. O acordo tem como objetivo central impulsionar o setor de saúde no Brasil por meio da simplificação de rotinas médicas e da redução de custos operacionais. A iniciativa prevê a integração da solução da Sofya com a infraestrutura de nuvem da Oracle, unindo automação de dados clínicos a processamento em larga escala.

A plataforma da Sofya, voltada para transcrição e análise de dados biomédicos em tempo real, será hospedada na Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Essa integração permitirá o armazenamento e processamento seguro de dados clínicos, atendendo às exigências de privacidade e desempenho do setor. A novidade também possibilitará a automatização de tarefas administrativas e clínicas, otimizando o tempo dos profissionais de saúde para que se concentrem no atendimento ao paciente.

Segundo dados de uma pesquisa conduzida pelo Medscape em 2019, 65% dos profissionais de saúde dedicam mais de 10 horas semanais a tarefas burocráticas. Com a proposta de diminuir esse impacto, a Sofya aposta na automação de processos, ajudando a minimizar o tempo dedicado a atividades administrativas, como preenchimento de prontuários.

Marcelo Mearim, CEO da Sofya no Brasil, destacou que a parceria permitirá uma melhora significativa na qualidade e agilidade dos atendimentos médicos. “Combinamos a inteligência artificial da Sofya com o alto poder de processamento da OCI, trazendo mais precisão aos diagnósticos e rapidez na condução de tratamentos. A meta é transformar a experiência de médicos e pacientes em diversas frentes”, afirma.

A projeção é que, até o final de 2025, mais de um milhão de consultas sejam realizadas mensalmente com suporte à tecnologia. Além disso, espera-se uma redução de até 20% no tempo médio das consultas realizadas por telemedicina, gerando impactos positivos para profissionais e instituições.

Avanço no uso de dados para medicina de precisão

O vice-presidente da Oracle para AI & HighTech na América Latina, Leandro Vieira, também ressaltou os benefícios da parceria. Segundo ele, a integração das soluções amplia o alcance das tecnologias inovadoras no setor de saúde, beneficiando médicos e pacientes. “A colaboração com a Sofya traz uma nova abordagem para a rotina clínica, simplificando processos e fortalecendo o sistema de saúde por meio de inteligência e alta performance computacional”, explica o executivo.

A solução integrada, segundo os executivos, também possibilita o avanço da medicina de precisão. A base de conhecimento médico construída a partir dos dados processados na OCI terá capacidade de gerar recomendações personalizadas, otimizando tratamentos individualizados e aprimorando o atendimento em escala.

A startup Sofya já vem contribuindo para transformar a forma como os dados clínicos são tratados no Brasil. A solução automatiza a transcrição de consultas médicas, estruturando informações em sistemas de prontuário eletrônico. Essa abordagem melhora a qualidade dos registros médicos e reduz erros, ao mesmo tempo em que libera os profissionais para se concentrarem no cuidado direto ao paciente.

Além de otimizar processos para médicos, a plataforma também proporciona maior eficiência para clínicas e hospitais. A integração com sistemas digitais permite que os dados sejam utilizados de maneira mais estratégica, melhorando tanto a experiência do paciente quanto a gestão de recursos das instituições.

A parceria com a Oracle marca um passo importante na trajetória da Sofya rumo à digitalização do sistema de saúde. A empresa planeja expandir sua atuação para além do Brasil, utilizando a infraestrutura global da Oracle para escalar suas operações e levar soluções tecnológicas a novos mercados.

Com o crescimento das consultas por telemedicina e a necessidade de inovação no setor, iniciativas como essa ajudam a consolidar a transformação digital na saúde, com impacto positivo para pacientes, profissionais e gestores. A parceria entre Sofya e Oracle demonstra como a combinação de inteligência artificial e computação em nuvem pode criar novas possibilidades para o futuro da medicina.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Sofya e Oracle unem forças para transformar o setor de saúde no Brasil aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Tiago Souza



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/sofya-e-oracle-unem-forcas-na-saude/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...