Pular para o conteúdo principal

Data & AI Hub da Oracle quer ajudar startups a gerar receita, ganhar clientela e internacionalizar

Startupi

Data & AI Hub da Oracle quer ajudar startups a gerar receita, ganhar clientela e internacionalizar

A Oracle decidiu centralizar esforços em startups do seu ecossistema, e não foi criando um laboratório fechado ou um espaço físico. A aposta da companhia foi justamente no oposto: abrir as portas e criar pontes entre quem desenvolve soluções e quem precisa aplicá-las no dia a dia. Assim nasceu o Data & AI Hub, iniciativa liderada por Marcelle Paiva, VP de Data & AI HUB para a Oracle América Latina.

O movimento vem em um momento em que a adoção de IA por grandes empresas ainda é lenta, mas as startups aceleram no desenvolvimento de soluções. “Nós precisávamos organizar um hub, porque, se precisamos realmente democratizar a IA por todas as áreas de negócio, por todo o tamanho da empresa, internamente, todos precisam saber se posicionar, falar e ajudar os clientes nesta jornada”, explica Paiva.

Na prática, o AI Hub funciona como uma curadoria: a Oracle identifica startups com soluções maduras, oferece infraestrutura de nuvem e GPUs para desenvolvimento e conecta essas empresas a clientes enterprise. Mais do que suporte técnico, a proposta é apoiar no go-to-market, geração de receita e expansão internacional.

Sofya, NeoSpace e WideLabs já vêem benefícios de estar no Data & AI Hub

Um exemplo é a Sofya, startup que criou uma ferramenta de transcrição de voz para o setor de saúde, e conta com o Hospital Albert Einstein como cliente. Com o apoio do hub, a solução ganhou novos mercados, como telecomunicações. 

“A nossa proposta é ir além dos créditos, porque isso é comum no mercado de nuvem e de inteligência artificial. Nesse setor, as empresas de tecnologia oferecem muitos créditos para as startups, que desenvolvem suas soluções. Mas, depois de pronta, essa solução precisa de algo mais: precisa de clientes, precisa de receita. Foi aí que entendemos que isso era mais poderoso. E, como a inteligência artificial trabalha em ecossistema, todas as empresas hoje funcionam como grandes plataformas”, destaca a VP.

Hoje, o hub já reúne cerca de 30 parceiros, com soluções expostas no Innovation Center da Oracle, em São Paulo. A ideia, segundo Marcelle, é escalar: a meta é buscar centenas de startups brasileiras para compor o ecossistema da companhia. E isso não se limita ao Brasil. Em setembro, a Oracle levará 25 startups nacionais ao Vale do Silício, junto com clientes corporativos e investidores, para acelerar a internacionalização.

O diferencial da Oracle em relação a outros programas é a ênfase em negócios. Enquanto outras iniciativas são mais voltadas a testes e desenvolvimento tecnológico, o hub se posiciona como ponte de geração de valor entre startups e grandes empresas. Outro trunfo é a flexibilidade: a Oracle opera em ambiente multi-cloud e é agnóstica em relação a modelos de IA. “A grande vantagem da Oracle é ser multi-cloud e trabalhar de forma agnóstica em relação aos modelos de IA. Assim, conseguimos colocar o cliente no centro e oferecer o que traz o melhor ROI”, afirma Marcelle.

Essa abertura tem trazido resultados visíveis. Startups apoiadas pela Oracle já apareceram em earnings calls da empresa, casos da NeoSpace, que desenvolveu um modelo SLM para o mercado financeiro, e da WideLabs, com foco em soberania de IA. Além da visibilidade, essas conexões representam também um ganho estratégico para a própria Oracle, que amplia o consumo da sua infraestrutura e fortalece a rede de clientes.

“O foco é sempre ajudar a escalar, seja local ou globalmente”, resume Marcelle.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Data & AI Hub da Oracle quer ajudar startups a gerar receita, ganhar clientela e internacionalizar aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/data-ai-hub-oracle-startups-receita/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...