Pular para o conteúdo principal

Erathos acelera crescimento com SaaS de ingestão de dados e atrai novo aporte

Startupi

Erathos acelera crescimento com SaaS de ingestão de dados e atrai novo aporte

A Erathos, startup brasileira especializada em ingestão de dados, acelera sua atuação no mercado de tecnologia após reposicionar o negócio para o modelo de software como serviço (SaaS). Fundada em 2020, a empresa passou a focar exclusivamente na oferta de uma plataforma de ingestão de dados há cerca de um ano e, desde então, triplicou o volume de negócios, segundo os fundadores.

A solução conecta sistemas corporativos aos principais data warehouses do mercado, como BigQuery, do Google, e Databricks, centralizando dados provenientes de múltiplas fontes para processamento e análise. Nesse ecossistema, a Erathos alcançou um reconhecimento pouco comum no país: é a única empresa brasileira validada como tech partner do Databricks na categoria de engenharia de dados.

A ingestão de dados é considerada uma das etapas mais críticas da estratégia de dados nas empresas. O processo envolve coletar, integrar e armazenar informações dispersas em sistemas como ERPs, CRMs e outras bases operacionais, viabilizando análises mais completas e decisões orientadas por dados. “Ter acesso às informações de forma centralizada e analisá-las com inteligência é o que permite transformar dados em ação estratégica e crescimento”, afirma Luca Piermartiri, cofundador da empresa.

Da consultoria ao produto escalável

Nos primeiros anos de operação, a Erathos atuou como consultoria, atendendo indústrias, distribuidoras, varejistas e empresas de tecnologia no Brasil e no exterior. A experiência prática nesse modelo foi determinante para o desenvolvimento da plataforma, ao evidenciar a complexidade técnica envolvida na extração e centralização de dados em escala.

Com a especialização no SaaS, a empresa passou a estruturar um produto voltado a analistas, engenheiros e líderes de dados, além de gestores de TI e CTOs. Atualmente, a plataforma permite a extração de dados de mais de 70 fontes diferentes e oferece cinco opções de destino, incluindo os principais data warehouses do mercado. O acesso é remoto e o modelo é self-service, com operação feita diretamente pelo usuário.

Erathos conquista aportes e mira expansão do negócio

Com a expansão do negócio, a startup passou a atrair investidores. Em 2023, recebeu aporte do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses). Já em 2025, com foco total em tecnologia para ingestão de dados, a Erathos passou a receber um novo investimento liderado pela Bossa Invest. A empresa também foi selecionada na quarta edição do programa Inova, iniciativa do Sebrae em parceria com instituições como Bossa Invest, Unifique, Raja Ventures e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Com a consolidação do modelo SaaS e a entrada de novos recursos, a Erathos aposta no crescimento da demanda por infraestrutura de dados como base para iniciativas de analytics e inteligência artificial, reforçando a ingestão de dados como etapa fundamental para a maturidade digital das organizações.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Erathos acelera crescimento com SaaS de ingestão de dados e atrai novo aporte aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/erathos-saas-ingestao-de-dados-aporte/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...